segunda-feira, 30 de março de 2015

Mandala


Significa círculo em sânscrito, elas são usadas desde tempos antigos como instrumentos de concentração e meditação.
Podem conter vários símbolos como: círculo, cruz, espiral, retângulo, quadrado, labirinto, estrela, etc, variando de acordo  a intenção. Os desenhos das mandalas ajudam a ancorar o inconsciente coletivo.
As mandalas podem ser:
 Mandala Christian: qualquer pessoa pode desenhar e pintar, nunca haverá uma igual à outra, este tipo de mandala é ligada ao espiritual, mostrando o caminho de cada individuo;
 Mandala Oriental :são usadas para meditação e como recurso terapêutico, envolve o processo de observação, onde a pessoa pode se sentar, relaxar, observar sua respiração enquanto usa esta tipo de mandala como instrumento mediador;
 Mandala Colorida: usada na arte terapia e em técnicas psicoterapêutica usada para relaxamento em grupos ou individual, trás tranquilidade para mente, ajuda a equilibrar energia, bem estar espiral.
As formas e cores usadas na mandala possuem um significado:
Circulo: movimento.
Coração: felicidade, amor, união.
Cruz : inconsciente, vida e morte.
Estrela: espiritualidade.
Quadrado: estabilidade, equilíbrio.
Espiral :cura.
Labirinto: busca do próprio centro.
Hexágonao: união dos contrários.
Borboleta: transformação.
Pentágono: terra, água e fogo.
Triangulo: água, inconsciente.
Retângulo: estabilidade, intelecto.
Branco: pureza.
Preto: renascimento, mistério.
Azul: tranquilidade paz
Laranja: dinamismo, energia.
Rosa: aspectos femininos e infantis, doçura.
Roxo: masculino, sensualidade.
Verde: equilíbrio, natureza.
Violeta: magia, espiritualidade.
Dourado: sabedoria, vitalidade.

Prata: capacidade extra sensorial, emoção, bem estar.

3 comentários:

  1. Oi minha querida!
    Tenho uma coisa a dizer: ou o Universo resolveu comunicar-se ao mesmo tempo com nós duas, ou estamos numa sintonia fantástica! Poucos dias antes, acho que apenas dois dias antes que você publicasse este artigo, eu fiz uma busca na internet sobre qual assunto? ...pois é: Mandalas! kkkkk, imagine minha surpresa, quando em seguida recebo no meu e-mail, esta postagem rsrsrs, fiquei encantada e seu artigo está ótimo! Obrigada sua linda. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, vindo de Vc Tecedeira Muriel é um grande elogio, afinal me inspira muito!!

      Excluir
  2. Um prazer e uma honra ter você como parceira de Caminhos. Bjos!!

    ResponderExcluir